Reconhecendo a preservação do meio ambiente como um dos princípios da sustentabilidade, a Decal Brasil busca sempre se antecipar aos impactos que suas atividades possam gerar, desenvolvendo projetos e programas que eliminem ou reduzam os efeitos sobre o meio ambiente. Conheça alguns exemplos:


  • Monitoramento da qualidade do solo, água e ar

    Campanhas semestrais de análises dos parâmetros definidos em legislação e adoção de plano de melhoria contínua dos seus resultados.


  • Gestão de produtos químicos

    Homologação do uso de componentes químicos no terminal para análise de impactos ambientais e na saúde humana.


  • Estação Depuradora de Águas Residuárias (EDAR)

    Utilizada para tratamento dos efluentes gerados nas operações do terminal, a estação utiliza processos físico-químicos para separar o hidrocarboneto da água e realizar destinação final adequada.


  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

    Consiste no controle da geração, segregação, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos. As premissas são a redução, reaproveitamento e reciclagem, por meio do programa de coleta seletiva e da manutenção de uma rede de receptores.


  • Programa de Educação Ambiental

    Ele começa no processo de integração de novos funcionários e perdura durante todo o período em que o trabalhador estiver a serviço da empresa.


  • Plano de Emergência Individual

    Este plano é acionado para responder aos possíveis cenários de derrame e/ou vazamento de óleo no mar a partir das operações desenvolvidas pela Decal. Os possíveis cenários de emergência são simulados anualmente com o objetivo de testar a eficiência do plano, a destreza da equipe e a adequação dos equipamentos.


  • Prevenção de Derrames e Vazamentos

    Este plano, tem o objetivo de informar e orientar os colaboradores da empresa sobre risco e controle nas atividades operacionais que possam vir a causar impactos ambientais na água, no solo e no ar a partir do derrame e vazamento de produtos.