A DECAL S.p.A (Italia) foi fundada em 1961 por Pietro Triboldi.

Em 1966, o primeiro terminal marítimo da companhia para o armazenamento de petróleo e produtos petroquímicos foi instalado no Porto Marghera, em Veneza. Com isso, a capacidade do terminal aumentou para 270.000 m³ e a DECAL tornou-se líder da indústria no mercado italiano, fornecendo serviços de armazenamento para diversas empresas de petróleo e química.


Em 1990, o Grupo DECAL espalhou-se pela Europa, construindo na Espanha - onde ocupa atualmente o 2º lugar em termos de market share - novos terminais em Barcelona e Huelva.


Enquanto isso, na Itália, a DECAL S.p.A. assumiu a Società Internazionale Lubrificanti, especializada em depósito de tambores lubrificantes, misturas e expedição, ampliando a gama de serviços prestados. Graças à sua crescente experiência, a DECAL continuou a avaliar novas oportunidades de negócios e expandiu sua atuação para o exterior, construindo primeiro um terminal de serviços de abastecimento na Ilha de Taboguilla, no Panamá, depois instalando o terminal de petróleo e álcool no Porto de Suape, no Brasil. Em seguida, o grupo construiu um novo terminal sobre o Rio Don, na região de Rostov, na Rússia.


A DECAL continua sempre em crescimento, seja por meio da busca de novas oportunidades de negócios ou das expansões nos terminais existentes, através de novos serviços ou de aumento da capacidade.

Conheça um pouco mais sobre a estrutura da DECAL em cada um dos países onde atua:

  • PORTO MARGHERA TERMINAL - A DECAL S.p.A.

    iniciou suas atividades em 1965, após a construção de um terminal de estocagem de produtos químicos em Porto Marghera, Veneza, onde atualmente possui 84 tanques, com capacidade total de armazenagem superior a 300.000 m³.

  • BARCELONA TERMINAL

    Em 1990, o grupo decidiu pela sua expansão internacional, iniciando a construção de um terminal em Barcelona, Espanha, que hoje conta com uma capacidade instalada de 495.000 m³, distribuída em 29 tanques.

  • HUELVA TERMINAL

    Em 1996, surge em Huelva, Espanha, outro terminal com 55 tanques e 600.000 m³ de capacidade de armazenagem.

  • TABOGUILLA TERMINAL

    Em janeiro de 2003 iniciou a operação de BUNKER no terminal de Taboguilla, Panamá, que possui capacidade instalada de 356.500 m³, distribuídos em 26 tanques.

  • AZOV TERMINAL

    Terminal para produtos químicos com capacidade de 30.000 m³ na região de Rostov, na Rússia.

  • TERMINAL DE SUAPE

    Em 2001 a DECAL foi vencedora da licitação pública para construção de um parque de armazenagem de combustíveis no porto de Suape, em Pernambuco, Brasil. O contrato de arrendamento, referente a uma área de 54.000 m2, foi assinado por um prazo de 50 anos. As obras iniciaram em julho de 2002, e terminaram em março de 2005. O terminal possui 12 tanques e uma capacidade total de 156.000 m³.